sexta-feira, 10 de maio de 2013


COMO FAZER UM BERIMBAU

Gente, atendendo a pedidos, achei um passo-a-passo bem legal q ensina a fazer um BERIMBAU!
"Como fazer um berimbau
Posted by Alexandrehttp://alexandregomes.multiply.com/journal/item/105/Como_fazer_um_berimbau

Deixa eu ensinar pra vocês o que eu aprendi no último domingo, na oficina de confecção de berimbaus organizada pelo pessoal do Mestre Léo Borges.

FASE 1 - A verga.
1) Obtenha a verga de uns 7 palmos de comprimento. Acho que as melhores madeiras são a Biriba e o Pau Pereira.
2) No lado mais grosso da verga, faça uma marcação a 1,5 cm da extremidade.
3) Serre na marcação uns 5 mm de profundidade, contornando toda a verga.
4) Este deverá ser o resultado.
5) Com muito cuidado, molde um pivô na extremidade da verga, cortando lascas até o local da serragem. Cuidado para não ultrapassar o ponto da serragem e para não deixar o pivô nem muito grosso e nem muito fino.
6) Faça o acabamento para arredondar o pivô moldado.
7) Agora vamos trabalhar na outra extremidade da verga, a mais fina. Providencie um pedaço de sola ou couro e duas tachinhas. Acho que qualquer sapateiro tem isso.
8) Posicione a sola, ou o couro, na extremidade mais fina da verga....
9) ... e pregue-a com as tachinhas. Disseram lá que se forem dois pedaços de couro fica melhor ainda! Não houve consenso, entretanto, sobre o número de tachinhas a serem utilizadas.
FASE 2 - O arame.
10) Geralmente, usa-se arame de pneu em berimbaus. Em sua forma bruta, ele vem cheio de borracha pregada. Com a ajuda de uma faca, ou uma lixa, elimine-a. O arame deve ter um palmo e meio a mais que a verga.
11) Depois que toda a borracha tiver sido retirada do arame, vamos prepará-lo para fixação na verga.
12) Em uma extremidade do arame, faça um laço com o mesmo diâmetro do pivô que você fez na base da verga.
13) Capriche para que o laço encaixe-se perfeitamente ao pivô e cuidado para não deixar nenhuma ponta de arame sobrando, pois pode ser perigoso.
14) Na outra extremidade do arame, faça um laço menor.
15) Na extremidade do laço menor, amarre um barbante com cerca de um palmo de comprimento. Este barbante será utilizado na fixação da envergadura do berimbau, após sua montagem.

FASE 3 - O Porongo (cabaça).16) O Porongo é uma planta da família da abóbora, melão e melancia, cujo fruto tem uma casca extremamente rígida, geralmente utilizado na fabricação de artesanatos.
17) Encontre um pé de porongo, pegue um de seus frutos, abra-o, limpe-o, e faça dois pequenos furos em sua base.
18) Passe um pedaço de barbante pelos furos, amarrando suas pontas. O tamanho do barbante depende da envergadura da verga.
FASE 4 - A montagem.
19) Com a base da verga firme no chão e já com o arame preso ao pivô, envergue a madeira acompanhando-a com o arame. Para estabilizar a envergadura, enrole o arame na extremidade superior da verga com o auxílio do barbante previamente amarrado em seu laço menor.
20) Taí seu brinquedo.
21) Teste o som do seu mais novo berimbau. A qualidade do som depende do casamento perfeito entre verga, porongo, barbante e tocador."

Nenhum comentário:

Postar um comentário